PEDRAS PRECIOSAS AINDA MANTÊM A ECONOMIA DE MUITAS CIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA

Peças em miniaturas ( cristais com turmalinas) encontradas em Taquaral no municipio de Itinga MG

Peças do comerciante de pedras preciosas José Maria Martins

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

  O município de Itinga, na região do vale do jequitinhonha que a cada ano, nota-se que a agricultura e a pecuária vem sofrendo devido a diminuiçao das chuvas na região, os seus trabalhadores encontraram no garimpo a sua alternativa para tirarem a seu sustento, e o distrito de Taquaral, no municipio de Itinga e um ponto de pedristas de Teofilio Otoni para comprar turmalinas, cristais e outros minérais que a natureza agraciou esse povo sofrido.

 Em Taquaral, o ex-garimpeiro, José Maria Martins, profundo conheçedor de minérios e gemas, juntamente com o seu filho Carlos Francisco Martins e  o seu sócio José Donizeti, há muitos anos comercializam pedras preciosas e ornamentais(veja fotos), eles dispoe de uma variedade de pedras e coleções. A região do vale do jequitinhonha certamente produz cerca de 80% das gemas encontadas na capital das pedras preciosas (Teofilio Otoni), e, Taquaral e Jenipapo no municipio de Itinga têm grande peso sobre esses numeros. É esse rico chão, que além da beleza das gemas, também e riquissímo em feldspato, petalita, albita, espodumênio, lepidolita entre tantos outros minérios industrias.

 Nestes últimos anos aumentou bastante a retirada de granito em Itinga e região, o municipio tem grandes jazidas de granito que são bem cotados no mercado interno e principalmente no externo, mas ainda são as gemas (turmalinas) o sonho de muitos garimpeiros que escavam esse rico chão do vale do jequitinhonha na esperança de uma vida melhor.

Anúncios
Esse post foi publicado em educação, https://edivaldopego.wordpress.com/, https://edivaldopego.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=99&action=edit, saúde, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para PEDRAS PRECIOSAS AINDA MANTÊM A ECONOMIA DE MUITAS CIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA

  1. NEILSON disse:

    graças a deus e as lavras de nossa regiao que nos sustentamos nossas familia temos que agradecermos a deus por isso.

  2. NEILSON GERALDO SOUZA SANTOS disse:

    nos ultimos anos muitos garimpeiros da regiao abandonou o garimpo porquedeu uma parada entao alguns sairam e deram um tempo mas o sonho e voltar trabalhar no garimpo .agora graças a DEUS o garimpo na regiao voltou a produzir e as pedras voltaram a ter valor entao e o sonho de voltarmos a procurar de novo .
    DEUS NAO EEQUECE DOS SEU FILHOS DO GARIMPO NAO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s