Rede Globo exibiu no jornal nacional e no MGtv o drama do povo do jequitinhonha

O jornal nacional exibiu hoje o drama que vive os moradores de Araçuaí e Pontos dos Volantes na região do vale do jequitinhonha decorrentes da seca que castiga a nossa região, aqui infelizmente o sertanejo  vive da agricultura de subsistênçia, não tem outra alternativa de vida. A falta de política para o setor agrícula poderia amenizar esses impactos, como a fruticultura irrigada por gotejamente, hortaliças em hidroponia, desenvolvimento de projetos de recomperação ambiental e programa de educação ambiental nas escolas municipais.

Infelizmente só vemos essas notícias da nossa querida região que dizem ser pobre e carente. Eu costumo dizer que; somos pobre de políticos e carentes de políticas. Infelizmente!!!

Anúncios
Esse post foi publicado em educação, entretendimento, https://edivaldopego.wordpress.com/, https://edivaldopego.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=99&action=edit, meio ambiente, política, saúde, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Rede Globo exibiu no jornal nacional e no MGtv o drama do povo do jequitinhonha

  1. geraldo alves da costa disse:

    sou araçuaiense nato .ñ sei pq falam q aki é a região mais pobre do pais ja morei no rio em sp bh .conheço milhares de pessoas mto mais pobre do q nos aki .por favor parem com esta ideia
    temos a maior reserva de felizpato do mundo. a maior do mundo reserva de litio .temos pedras preciosas e o nosso artesanato a nossa cultura
    pelo amor de deus so precisamos de politicas publicas

    • edivaldopego disse:

      Quero aqui, concordar em partes com o amigo Geraldo, sei da riqueza imensa do subsolo desta região do vale do jequitinhonha, afinal trabalho a mais de uma década na area de mineração nesta região,conheço o suficiente para mensurar a riqueza desta região, sei que a maior parte dos pisos usados nas construções deste imenso país são feitos com o nosso feldspato, assim como posso imaginar os milhões de celulares, câmaras fotograficas que dependem de baterias de lítio, qual se extrai do espodumênio que daqui também é retirado, imagino quantas carretas partem daqui rumo ao estado do Espirito Santos carregadas de granito, imagine também quantos quilos de turmalinas partem de Araçuaí, Caraí, Coronel Murta, Itinga,Padre Paraiso, Virgem da Lapa entre outras cidades deste vale rumo a Teofio Otoni, porquê lá, aquela cidade, eles à fizeram “capital mundial das pedras preciosas” usando do suor desta gente deste nosso “vale do jequitinhonha”. Pense e imagine ai…
      Daqui todo esses produtos são retirados em estado “bruto”, aqui não se agrega valores, perdemos em impostos e empregos. Confesso que mim indgno tanto quanto você, e confesso que até mim envergonho do slogan “vale da miséria”, e é por este motivo que mantenho este blog, gostaria de vê o ‘VALE DA PROSPERIDADE”, acredito que para isso precisamos mudar muita coisa, a começar pelo nosso pensamento em relação à politica,esqueçer do “eu” e olhar o próximo.

      Falta-nos, o politico capaz de tornar possivel a criação de uma industria de vidro ou cerâmica, instalar um grande tear para o beneficiamento do nosso granito, uma associação de garimpeiros para lapidar e agregar valores aqui às nossas preciosas gemas.
      Falta nos representação na assembléia legislativa e na câmara federal,nossos prefeitos não são capazes de uma união em torno de um projeto para o vale do jequitinhonha. Preferem os deputados que carregam “malas” que contemplam os seus bolsos. É politica dessa natureza que faz com quê pais, Filhos, irmãos partem para os grandes centro, e aqui chego até a imaginar o motivo pelo qual o amigo já chegou a morar em São Paulo, Belo Horizonte e Rio. Talvez uma reflecxão o faça entende o motivo pelo qual o nosso vale carrega este terrivél slogan de “Vale da Miséria”. Comentários como o seu são sempre bem vindo, e, aceito com muito prazer, assim vamos construindo o “vale” que queremos para os nossos filhos. Valeu!!!

  2. josimar coelho rodrigues disse:

    realmente araçuai e regiao precisam de politicas publicas e governos capazes, eu sou um filho ausente desde 2005 , amo minha cidade e nao passo nem um dia sem pensar nela ;quero um dia voltar e viver na minha araçuai pois lugar tao lindo assim eu numca vi

    • sau josimar moro atualmente em ibitiuva mas nasci e cresci em aracuai no bairro multirao ;sou filho de araçuienses :eva e manoel e espero um dia quando acabar serviço pra mim na regio de riberao preto voltar e curtir o carnaval ,a cavalgada as festas juninas e a micareta de araçuai.estou longe mas nao paro de pensar em minha terra nem um minuto quero tomar banho de rio e comer pamonha assada no forno a lenha e tomar um boa cervejinha no bar da boa na vargem grande e num bar na beira da rodovia na comunidade do gravata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s